Pouco se fala sobre a importância de usar materiais hospitalares de qualidade e é sobre isso que esse artigo se trata.
O que são materiais hospitalares?
Materiais hospitalares são: gases para curativo e demais objetos usados em hospital, consultório e clínica de estética.
Por que usar materiais de qualidade?
Com o mercado da saúde e estética aquecidos, muitas empresas que produzem esse tipo de material estão ativas no mercado. Com isso, temos hoje, uma infinidade de marcas e fatores de qualidade nesses produtos. É imprescindível utilizar sempre materiais de qualidade para garantir que o consumo e o bem estar do paciente esteja sempre em conformidade com a lei.
O que pode ocorrer usando produtos ruins?
Produtos ruins na maior parte das vezes não cumprem com o papel para que foram criados. Por exemplo, uma agulha pode quebrar no paciente, proporcionando um risco para o mesmo, gases de curativo de má qualidade não cumprem com o papel de absorver líquido, e etc.
Além disso, esses produtos são descartáveis, e quando a fabricação é completa e sustentável, esses produtos são preparados para uma decomposição mais rápida, sem causar impacto no meio ambiente.
Ou seja, os produtos de qualidade além de cumprir seu papel sem oferecer riscos, também ajuda o meio ambiente.
Como saber se um produto é ruim?
No caso de materiais hospitalares, é fácil de identificar produtos ruins, na maioria das vezes o preço desses materiais é muito mais baixo que os demais, seja pela validade ou pela qualidade dos materiais.
Também é válido ressaltar que a embalagem desses produtos deve conter o selo do Inmetro, órgão fiscalizador que atesta a qualidade dos produtos. Se um produto não tem o selo do Inmetro, não compre-o, pode ser um produto clandestino e corre-se o risco dele não atender às exigências nacionais.
É por esse tipo de cuidado que nos tornamos uma autoridade no que diz respeito aos nossos serviços e produtos.